Junta de Freguesia de Cristelo Junta de Freguesia de Cristelo

Capela de Nossa Senhora de Lurdes



Como surgiu a Capela da Senhora de Lourdes

Nesta freguesia de Cristelo, ao fundo do terreiro da Nossa Senhora do Rosário (atual Avenida Padre Abel Varzim), existia um pedestal que servia para se deitar o fogo de cima dele quando havia festas na freguesia. Com o pedestal coberto, maior que o da Sª do Rosário, tinha duas pirâmides e duas colunas na frente com guardas toda a volta, tudo em granito.

Por volta de 1905 um forte temporal destruiu toda a construção. Dos destroços aproveitaram-se as Alminhas e toda a esquadria.

Foi então que por volta de 1928 seis amigos, que se costumavam juntar no fim da missa de domingo na mercearia do Sr. Martins, planearam construir uma capela no lugar das referidas Alminhas.

Posto ao corrente da intenção o Abade da freguesia, Padre Eduardo Lemos Ferreira, prontificou-se a oferecer toda a pedra necessária para construir a Capela. A esquadria foi recuperada das Alminhas destruídas. Um dos seis amigos, Valentim José de Faria Carvalho, à sua parte ofereceu um Santeiro de Lordelo, Vila Seca, fazer. Os outros cinco: Luis Dias Martins, Manuel Faria e Silva, António José Gomes de Campos, José da Silva Fernandes e Manuel Lopes Pedrosa, fizeram um peditório na freguesia para angariar dinheiro e proceder à construção da obra.

Foi então convidado o mestre pedreiro que fez a Capela da Sª da Saúde, em Laúndos, para executar o empreendimento que ficou concluído nos finais de 1929 inicio de 1930.

Atualmente, e para se proceder à organização rodoviária, a Capela da Senhora de Lurdes foi mudada de lugar, até porque estava bastante degradada, dando lugar a uma rotunda. Foi remodelada e colocada um pouco mais acima integrando a Avenida Padre Abel Varzim. .





  • Categoria:Património
  • Morada:Avenida Padre Abel Varzim

© 2024 Junta de Freguesia de Cristelo. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia